Troça Carnavalesca

A Vaidosa

Aqui é Carnaval o ano inteiro!

Sobre A Vaidosa

A História

A Vaidosa é uma troça carnavalesca da cidade de Olinda/PE, fundada em 06 de fevereiro de 1995, que tem como alegoria uma boneca gigante.

O nome A Vaidosa é uma referência às características apresentadas pela boneca gigante: elegância, cabelos multicoloridos, colar de pérolas, blusa decotada, marca de biquíni, cintura a mostra e piercing no umbigo.

A agremiação foi idealizada e fundada pelo carnavalesco Edmilson Nascimento, um apaixonado pelo carnaval de Olinda e seus bonecos gigantes. 

Construída em fibra de vidro, a boneca gigante tem três metros de altura quando erguida e pesa 19 kg.

Inicialmente, o figurino da boneca gigante era nas cores vermelha e amarela, tonalidades oficiais da troça e mencionadas na letra do hino. No entanto, a partir de 2018, o look passou a ter cores variadas para que se pudesse ter mais liberdade criativa.

A boneca gigante está na sua segunda versão. A primeira, construída de forma rústica, desfilou até o carnaval de 2008. A segunda, construída em 2009 pelo artista plástico Jovenildo Bezerra da Silva, o Mestre Camarão, desfila até os dias atuais.

A transição entre as duas versões da boneca gigante se deu no carnaval de 2009, quando o desfile foi iniciado com a apresentação das duas alegorias juntas, onde a primeira se despediu e a segunda estreou. Esse momento foi marcado de muita emoção.

Composto em 2009 por Edmilson Nascimento e Salatiel da Rabeca, o Hino da Vaidosa ganhou forma definitiva em 2012, quando foi gravado no Papini Studio. A produção contou com os arranjos do Maestro Lessa; execução da Orquestra Vereda Tropical, do Maestro Lessa; e interpretação de Elinilson do Sax.  

Ao longo dos anos os desfiles da Vaidosa contaram com diversas orquestras de frevo. Entre elas, destacam-se a Orquestra Tropicália, do Maestro Val; a Mistura Fina, do Maestro Nildo; e a Vereda Tropical, do Maestro Lessa. No entanto, em 2017, A Furiosa, do Maestro Oséas, tornou-se oficialmente a orquestra da agremiação. 

A direção da Vaidosa é composta por Edmilson Nascimento, Aldenizes Menezes, Ednaldo Francisco, Eleni Nascimento, Victor Nascimento e Viviane Nascimento.