Tragédia ambiental no mundo dos bonecos gigantes de Olinda

17/06/2020

Onde há fumaça, há fogo ou é um show de reggae. 

O dia amanheceu, estranhamente, escuro no Mundo dos Bonecos Gigantes de Olinda. O ar exalava um forte cheiro de fumaça. De repente ecoou um grito:

- Fogo! Fogo! Fogo! - Era o Menino da Tarde que, desesperadamente, segurando as calças, corria rua acima, rua abaixo, alertando a todos do perigo.

O Garoto de Vassoura, ainda de ceroula, botou a cabeça na janela pra ver o que estava acontecendo. Logo em seguida apareceu o Lorde de Olinda, que de tão apressado, em vez do guarda-chuva, estava segurando uma sombrinha de frevo. A mulher do Dia, coitchada, com o susto, teve um chilique e desmaiou. O John Travolta, quase nu, surgiu vestindo, uma cueca samba canção de bolinhas coloridas. A Bela do Guadalupe, completamente descabelada, às pressas, tentava dar um jeito no cabelo.

E assim a bonecada toda foi se aglomerando na rua. Quer dizer, quase toda. É que ainda faltava A Vaidosa. Ela só apareceu uma hora depois. Estava de unhas pintadas, maquiada, salto alto e vestida como se fosse para uma festa. Justificou:

- Desculpa ai, gente... mas não podia sair de casa sem antes dar um grau no visual!

Mas enfim, o que estaria acontecendo, de onde vinha aquela fumaça toda? Estaria o Mundo dos Bonecos Gigantes de Olinda em chamas!? Seria um show de reggae!?

Foi aí que do meio da fumaça, quase feito um fantasma, surgiu o Barba Papa completamente coberto de fuligem. Nas mãos ele segurava uma pá. Pense numa imagem macabra! Mais parecia o "Jason", personagem do filme Sexta-Feira Treze. A bonecada não sabia se corria ou se ficava. Até eu que sou o narrador, tive vontade de correr. Mas aí os gigantes logo o reconheceram e ele esclareceu tudo, tim tim por tim tim:

- Calma, galera! Não tá acontecendo nada demais. Esse fumaceiro todo é de umas folhas que caíram da pitombeira lá de casa. Como hoje eu tava sem fazer nada, resolvi fazer uma fogueira e queimar. Relaxem!

- Minzinguento, da próxima vez pelo menos avisa. - Reclamou A Menina da Tarde.

Passado o susto, os grandões voltaram às suas casas, às suas camas, aos seus sonhos.

Em razão do ocorrido, O Homem da Meia-Noite baixou um decreto: A partir de agora é terminantemente proibido tocar fogo no monturo do quintal.

______


Criação: Edmilson Nascimento

Publicação original: 31/08/2019